Tempo excessivo nas redes sociais pode gerar problemas com a própria vida
O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de países que mais consumiram redes sociais em 2021. Os dados são de um levantamento divulgado pelas empresas WeAreSocial e Hootsuite e mostram que o brasileiro gastou, em média, cerca de 3 horas e 42 minutos por dia navegando pelas redes sociais no ano passado.
O tempo gasto nas redes sociais, quando exagerado, pode causar intoxicação social, com desestímulos, sensações de exclusão e desânimo com a própria vida, evidenciados pelo excesso de comparações e falta de experiências reais. A análise é da professora Valéria Barbieri, da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP.
Trazendo a análise para o consultório, no tocante a relação com o próprio corpo, esta exposição excessiva a uma realidade virtual fantasiosa - no mundo digital tudo se exibem as versões perfeitas, obtidas num recorte de tempo que não leva em conta os efeitos de longo prazo, pode mexer muito com os sentimentos de autoestima e afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, criando nelas uma eterna sensação de insuficiência.
De onde vem a sua noção de aparência ideal ?? De pessoas reais, de carne e osso, que fazem parte do seu convívio no mundo real, ou de referências na tela ? Reflita...
Comments