top of page
Foto do escritorDr Luciano Castro

Perda de peso: muito mais do que contar calorias...


Seu peso é influenciado pela relação entre o número de calorias que você ingere e o número de calorias que você gasta. Para perder peso, você deve alcançar um balanço energético negativo - comer menos do que gasta.


Infelizmente, isso não é tão simples assim. Muitos fatores influenciam também esses resultados - a sua composição corporal é resultado de diversos fatores, muito além de somente alimentação: sono, stress, atividade física, sua flora intestinal e uso de medicamentos são algumas das condições que podem influenciar em ganhar ou perder peso.


Outro conceito importante é que calorias não são todas iguais: dependendo do alimento, a absorção e a energia que você gasta digerindo os nutrientes pode ser muito diferente.


O número total de calorias que você precisa por dia também vai muito além de seus hábitos de exercício - conhecer a sua taxa metabólica basal (o número de calorias que você queima em repouso, gastas para desempenhar funções essenciais para a sobrevivência, como a respiração e a circulação sanguínea) e a quantidade adicional necessária para desempenhar suas funções básicas (exceto atividade física) também é fundamental na hora de conhecer suas necessidades alimentares.


Duas pessoas que comem o mesmo número de calorias por dia podem experimentar, portanto, resultados drasticamente diferentes com base em suas escolhas alimentares, tipos de exercício e atividade diária.


Isso tudo para não mencionar que o simples fato de acumular determinado tipo de gordura modifica o funcionamento metabólico de uma maneira cruel, dificultando a perda de peso.

dificuldade de absorção de nutrientes essenciais;

resposta inflamatória;

alterações hormonais.

Portanto, antes de se jogar em algum tipo de estratégia para emagrecer, procure orientação especializada para garantir bons resultados e a manutenção da sua saúde.

Comentários


bottom of page