top of page
Foto do escritorDr Luciano Castro

O grande erro da Vitamina D


Um estudo publicano no Journal of Preventive Medicine Public Health indica que as recomendações mínimas de ingestão/suplementação de vitamina D sejam muito inferiores as necessárias para garantir a saúde ideal.


O estudo analisou vários estudos, um deles verificando o impacto da redução da suplementação no leite de vitamina D de 5000 UI nos anos 60 para apenas 400UI nos anos 90 na Finlândia. Esse acompanhamento na Finlândia verificou que no mesmo período os casos de diabetes tipo I (que tem componente autoimune) aumentou quase 350%. Somente depois que o governo reavaliou e aumentou novamente a suplementação em 2006 é que o número de novos casos de diabetes tipo 1 se estabilizou naquele país.


Esse trabalho avaliando esses estudos mostrou que para atingir os níveis mínimos de 40ng/dl que é a recomendação de suficiência da maioria das sociedades médicas mundiais seria necessário suplementar em torno de 8.000UI por dia.


O estudo debate como as recomendações diárias de vitamina D, que são muito focadas em evitar o raquitismo ou a progressão da osteopenia/osteoporose, estão muito aquém das necessidades adequadas para os outros papéis que essa vitamina (na verdade um hormônio) tem no organismo, principalmente na área imunológica, ASSIM COMO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL (proporção gordura/massa muscular).


Detalhe: atualmente estima-se que apenas 1 em cada 10 pessoas no planeta mantenham níveis adequados de Vitamina D.


Esta difícil eliminar peso? Está difícil ganhar massa muscular ? Procure seu médico nutrólogo.

Comments


bottom of page