Entenda como a Terapia Injetável funciona no seu corpo
Para quem desconhece essa modalidade de tratamento de saúde, terapias injetáveis é o nome utilizado para definir a administração de medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios, vitaminas e outros líquidos em pacientes através de aplicações venosas, musculares, cutâneas ou articulares.
Quais as aplicações das terapias injetáveis?
O uso mais frequente das terapias injetáveis é no tratamento de pacientes com insuficiências metabólicas e nutricionais, oferecendo uma maneira forte e segura a dosagem correta para repor as suas deficiências.
No entanto, além de restaurar o equilíbrio fisiológico, a abordagem também auxilia no controle dos sintomas de doenças degenerativas, como osteoporose, artrose, fibromialgia, fadiga crônica, doenças reumáticas e demais dores crônicas.
A redução da inflamação crônica também é muito importante não somente para prevenção de doenças mas também para o seu tratamento, por isso nos dias atuais existe uma ampla gama de protocolos para os mais diversos fins que vão desde melhora do desempenho e performance esportiva, passando por emagrecimento, redução da resistência à insulina, até ativação mitocondrial e melhora da memória, foco, cognição e tratamento da depressão.
Sua utilização deve ser personalizada de acordo com a necessidade individual, e pode auxiliar a resultados como pele e tecidos mais saudáveis, aumento de energia e disposição, além da otimização da imunidade.
Por que recorrer as terapias injetáveis ?
Os compostos são administrados diretamente na veia, ou, em alguns casos, em um local de fácil absorção (injeção intramuscular ou subcutânea), chegando a metabolização muito mais rapidamente.
Além de apresentar resultados mais rápidos, as terapias injetáveis também permitem uma dosagem mais assertiva dos compostos, suprindo as deficiências necessárias mais facilmente, já que nada é perdido, diferente do que ocorre em um processo digestivo.
Outra facilidade que pode ser observada depende da necessidade do paciente em uma abordagem mais localizada, com aplicações musculares ou articulares, promovendo uma resposta positiva mais rápida do local, principalmente em relação às dores e tratamentos estéticos.
Quem pode recomendar as terapias injetáveis ?
Após o encaminhamento e orientação - que pode vir de um médico generalista, nutricionista, dentista, farmacêutico, fonoaudiólogo ou educador físico, é comum que o paciente se consulte com um médico nutrólogo especializado em terapias injetáveis, para que a dosagem e todo planejamento terapêutico sejam traçados, evitando o contato com substâncias e produtos desnecessários para a suplementação ou medicação.
Agora que você possui uma compreensão um pouco melhor sobre como funcionam as terapias injetáveis para tratamento de saúde, discuta com seu médico se você pode se beneficiar com esse tipo de abordagem e/ou ligue diretamente pra gente, agendando o seu atendimento.
Em Belo Horizonte estamos na Clínica Less, na Savassi.
Em Juiz de Fora estamos na Prosport Medicina Clínica, no São Mateus.
Dr Luciano Castro, médico nutrólogo.
Comments