top of page
Foto do escritorDr Luciano Castro

Entenda como a Terapia Injetável atua no seu corpo


Para quem desconhece essa modalidade de tratamento de saúde, terapias injetáveis é o nome utilizado para definir a administração de medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios, vitaminas e outros líquidos em pacientes através de aplicações venosas, musculares, cutâneas ou articulares.

Como ressaltado, se trata de uma terapia médica, por isso, ainda que, em alguns casos, seja uma terapia complementar, é necessário que tal procedimento seja realizado por um profissional da área da saúde, como um médico ou enfermeiro.

Quais as aplicações das terapias injetáveis?

O uso mais frequente das terapias injetáveis é no tratamento de pacientes com insuficiências metabólicas e nutricionais, oferecendo uma maneira forte, segura e com a dosagem correta para as suas deficiências.

No entanto, além de restaurar o equilíbrio fisiológico, a abordagem também auxilia no controle dos sintomas de doenças degenerativas, como osteoporose, artrose, fibromialgia, fadiga crônica, doenças reumáticas e demais dores crônicas.

Porque recorrer às terapias injetáveis?

Diferente das abordagens convencionais, onde os medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios ou vitaminas devem ser administrados oralmente, passando pelo tubo digestivo, ou seja, boca, estômago e intestinos, para então acessar a corrente sanguínea a ser metabolizado no fígado, nas terapias injetáveis esse trajeto é encurtado.

O composto é administrado diretamente na corrente sanguínea, ou, em alguns casos, em um local de fácil absorção, chegando a metabolização muito mais rapidamente.

Além de apresentar resultados mais rápidos, as terapias injetáveis também permitem uma dosagem mais assertiva dos compostos, suprindo as deficiências necessárias mais facilmente, já que nada é perdido, diferente do que ocorre em um processo digestivo.

Outra facilidade que pode ser observada depende da necessidade do paciente em uma abordagem mais localizada, com aplicações musculares ou articulares, promovendo uma resposta positiva mais rápida do local, principalmente em relação às dores.

As terapias injetáveis ainda são extremamente benéficas aos pacientes que sofrem de algum problema ou transtorno gastrointestinal, já que não entram em contacto com o tubo digestivo, descartando a presença de efeitos colaterais como dores estomacais, refluxo, gases, cólicas, diarreia, dentre outros.

É importante salientar que a adoção das terapias injetáveis não inviabiliza que demais tratamentos sejam associados, como, por exemplo, a ozonioterapia.

Quem pode recomendar as terapias injetáveis?

Como as terapias injetáveis correspondem a um tratamento de saúde, elas devem ser de recomendação médica.

Após o encaminhamento e orientação, é comum que o paciente se consulte com um médico nutrólogo, especializado em terapias injetáveis, para que a dosagem e todo planejamento terapêutico sejam traçados, evitando o contato com substâncias e produtos desnecessários para a suplementação ou medicação.


Agora que você possui uma compreensão um pouco melhor sobre como funcionam as terapias injetáveis para tratamento de saúde, agende a sua consulta na @Clinicaless, uma referência quando se trata de abordagens em terapias integrativas em Minas Gerais.

Também disponível em Juiz de Fora.



Comments


bottom of page