Consumo de álcool, qualidade do sono e emagrecimento
Seu sono é reparador? Você acorda bem disposto, com a sensação de que dormiu o suficiente?
Um sono reparador envolve durante a noite transições entre diversas fases do sono - a I, II, III e a REM (Rapid Eyes Movement) - e perturbações nessas fases podem afetar a qualidade do sono. Um sono de qualidade ruim pode se manifestar como sonolência diurna, cansaço, dor muscular e problemas de memória.
Mas será que o consumo de bebida alcóolica interfere no sono?
Um estudo publicado no JMIR Mental Health mostrou que consumir álcool antes de dormir pode prejudicar em até 40% a percepção de sono reparador. Isso ocorre porque o álcool acelera a passagem das primeiras fases do sono, importantes para o processo como um todo. Segundo o estudo, a ingestão de baixa quantidade de álcool influencia em torno de 10% na qualidade do sono, uma ingestão moderada em 24% e a ingestão de quantidades mais altas em até 40%. Um outro problema é que o álcool interfere no ADH (Hormônio Antidiurético) levando a despertar durante a noite para ir ao banheiro, além de intensificar problemas como ronco, insônia e apneia. E o peso com isso ? Quando você dorme, seu corpo produz dois hormônios, a leptina e a grelina. Eles mantêm o seu organismo equilibrado, regulando o apetite.
A leptina é responsável pela sensação de saciedade, avisando seu cérebro que a ingestão de alimento já é suficiente. Ela também regula o metabolismo, fazendo com que a gordura armazenada seja utilizada na forma de energia. Já a grelina é o hormônio do apetite, que sinaliza que você precisa se alimentar mais.
A produção desses dois hormônios precisa estar em equilíbrio para que você tenha energia em suas atividades e não coma mais do que o seu corpo necessita. Se o tempo de sono não é suficiente, a produção de grelina acaba sendo maior, fazendo com que você tenha mais fome. Sono insuficiente também prejudica o metabolismo, o que favorece o acúmulo de gorduras e o cansaço.
Referências:
Acute Effect of Alcohol Intake on Cardiovascular Autonomic Regulation During the First Hours of Sleep in a Large Real-World Sample of Finnish Employees: Observational Study
Pietilä J, Helander E, Korhonen I, Myllymäki T, Kujala UM, Lindholm H
JMIR Ment Health 2018;5(1):e23
Comentarios