top of page
Foto do escritorDr Luciano Castro

Academia de ginástica: Sei que preciso mas não estou fazendo. Como faço para recomeçar ?


É mais do que comum bater aquele desânimo na hora de voltar para a academia. E há um monte de distrações que podem colocar o exercício para o fim da nossa lista de prioridades: férias, viagens, gripes e covid, volta para as aulas, crises de trabalho, familiares e de todos os tipos. Tudo conspira para nos impedir de fazer nossos treinos.


E quando você sabe que precisa voltar para a academia mas simplesmente não está conseguindo, é importante procurar ajuda, pois pode não ser simplesmente falta de força de vontade. É a hora exata para você procurar seu médico nutrólogo... e eu vou explicar o porquê.


Essa incapacidade por em prática uma decisão racionalmente já tomada pode ser um processo que vai muito além das situações do dia-a-dia. Pode mesmo já estar havendo algum processo bioquímico causando isso.


A falta de disposição em iniciar novas rotinas pode ser o sintoma inicial dos quadros de depressão, estresse, cansaço e fadiga. Uma vez instaladas, essas condições vão modificando o metabolismo do corpo e produzindo um verdadeiro "efeito paralisante", muito difícil de ser quebrado sozinho, porque costumam comprometer também o nosso lado emocional, alterando substâncias envolvidas no nosso estado de ânimo, na obtenção do prazer e recompensa, e na nossa auto-estima.


Para sair desses quadros de inaptidão uma boa avaliação médica é fundamental. Consulta especializada e exames complementares podem fornecer os dados necessários a compreensão do processo de uma maneira científica.


Alterações hormonais, inflamação crônica sub-clínica, dificuldade de absorção de nutrientes uma vez comprovados são facilmente corrigidos por tratamentos específicos.

A suplementação adequada e os medicamentos bem indicados podem fazer toda a diferença na hora de você recuperar sua qualidade de vida.


A reposição clássica via oral é bastante efetiva. Quando se precisa de algo com efeito maior e mais rápido, as terapias endovenosas são a grande novidade do momento, justamente porque têm efeitos mais rápidos e intensos.


Compreende porque o acompanhamento especializado pode ser decisivo? Divulgue para os seus amigos.


Comments


bottom of page