Anabolizantes e ginecomastia
Ginecomastia é o crescimento de mamas de aspecto feminino em homens. A causa desse desenvolvimento é o aumento dos níveis de estrógeno (hormônio feminino) no organismo, e esse desequilíbrio pode ser desencadeado por várias situações, o mais comum para nós é o uso de alguns medicamentos.
Testosterona (hormônio masculino) e derivados podem provocar ginecomastia, pela aromatização. Aromatização é a conversão normal que acontece nos homens de parte da testosterona em hormônio feminino por uma enzima que se chama aromatase. Isso acontece normalmente em todo homem. É saudável e necessário ao homem ter um pouco de hormônio feminino no corpo. Porém com o uso de doses muito altas da testosterona sintética (anabolizante), a quantidade de hormônio feminino que aparece também aumenta demais, aí sim causando a ginecomastia.
A solução para ginecomastia é via de regra a cirurgia. Por isso é importante entendê-la e saber EVITÁ-LA.
Um anabolizante pode ser testosterona sintética, ou alguma outra formulação química bem parecida com a testosterona, que imite parte das funções dela. Quanto mais próximas da testosterona, mais aromatizáveis as drogas são. Os ésteres da testosterona, como por exemplo enantato, cipionato, propionato, nomes comerciais como Ciclo-6, Deposteron, Durateston, Testex, Testogard, Testoviron, Hemogenin e outros, facilmente provocam ginecomastia. Já outras drogas, como por exemplo o Proviron e Oxandrolona, não são aromatizáveis. Algumas, como o Stanozolol (Winstrol, Stromba, Stanol, Stanazol, Winstrol-V) são muito pouco aromatizáveis, porém como as falsificações inundam o mercado, temos visto casos de ginecomastia em pacientes que disseram ter usado só Winstrol (provavelmente falsificação contendo éster de testosterona, que é bem mais barato de se fabricar no fundo de quintal).
Mas o uso desses medicamentos, além de controverso, também não é isento de efeitos colaterais. E eles tem regras: doses, tempo de uso e contra-indicações que exigem uma avaliação MÉDICA individualizada.
As informações aqui citadas são resumidas. Apenas para deixar claro que o problema é complexo e exige avaliação personalizada e séria. Os traficantes que vendem os anabolizantes às vezes sabem muito pouco ou sabem errado. O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes cresce longe dos médicos. As complicações e resultados desastrosos certamente irão crescer e há poucos médicos que tem intimidade com o problema para de fato saberem manejar essas complicações.
E nem pense em tomar algum medicamento para ganhar massa muscular e não se alimentar adequadamente para isso. Desperdício de tempo, dinheiro e saúde. Se vai fazê-lo, que pelo menos coma e suplemente da maneira correta a potencializar seus ganhos. Consulte seu médico para informações personalizadas.