Anabolizantes e baixa de libido
O uso de anabolizantes pode alterar o libido ? Sim. Vamos entender como !!
As "bombas", como se diz popularmente, são versões sintéticas dos hormônios esteróides anabólico-androgênicos, que fazem artificialmente o que os hormônios masculinos fazem de maneira natural e equilibrada em nosso corpo. Eles são anabólicos porque aumentam a síntese protéica, a oxigenação e a produção de energia, e androgênicos porque influenciam as características sexuais masculinas tais como desejo e potência sexual, o aumento do pênis e dos testículos, mudanças na voz, crescimento de pêlos, a fertilidade (produção de espermatozóides).
A testosterona natural exerce as duas funções no nosso corpo: anabólico e androgênico. O anabolizante perfeito seria aquele altamente anabólico (favorece o crescimento muscular) e sem efeitos androgênicos (alterações sexuais). Se existisse ele não teria efeitos colaterais e seria completamente seguro. Mas isso NÃO EXISTE.
O que existe hoje em dia são moléculas sintéticas parecidas com a testosterona. Algumas mais anabólicas, outras menos. Claro que infelizmente quanto mais anabólico, via de regra, mais androgênico (e por consequência mais danoso ao organismo). E quanto menos androgênico, mais seguro é o seu uso, pois vai apresentar menos efeitos colaterais. Ahh, os pró-hormonais têm a mesma capacidade. São anabolizantes também, só estão disfarçados em "suplementos" com nomes bacanas. Exemplo: M-Drol, Halovar, Dark Cyde...
Quando você ingere ou aplica algum medicamento desse tipo, o seu testículo pára imediatamente de produzir testosterona. Qualquer dosagem de qualquer preparado disponível no mercado hoje em dia é capaz de suprimir a produção natural imediatamente. A lógica do organismo é simples: "se já tem um nível alto no sangue, pra que eu vou produzir mais ??".
Enquanto você está usando o hormônio sintético você não vai sentir falta do componente anabólico (afinal o medicamento que você está usando, feito pra ajudar a crescer músculos, supre essa parte). Com relação ao componente androgênico (o que controla características sexuais) temos duas situações distintas: - Se o medicamento for muito androgênico, provável que você sinta um AUMENTO do tesão e do desempenho sexual. Mas não se esqueça, dado pelo medicamento, não é coisa natural do seu corpo, é um efeito colateral e será temporário. Junto costuma vir agressividade e irritabilidade. - Se o medicamento que você está usando for pouco androgênico, provável que você sinta DIMINUIÇÃO do tesão e do desempenho sexual ainda durante o uso dele. Pois para ser um medicamento mais seguro a parte androgênica foi diminuída. Ele corta a produção da testosterona natural e não faz essa parte da função dela.
Pois bem, você passa as semanas que tinha programado com o uso do anabolizante, sentindo mais ou menos tesão do que o normal, dependendo do medicamento. Aí a concentração do medicamento vai começar a diminuir após o último dia que você usou. Há os que duram poucas horas, e há os que duram até 4 meses no corpo. Quando a concentração do hormônio sintético que você usou cair abaixo no nível normal seu corpo vai perceber isso e dar uma ordem para que a produção natural seja reestabelecida.
O problema é que entre essa ordem ser dada e o nível do hormônio voltar ao normal, pode levar muito tempo. Algo como semanas ou MESES. Nesse tempo, você vai ter menos testosterona no seu corpo do que você tinha antes de tomar o anabolizante. Quanto mais androgênico era o anabolizante, quanto mais alta foi a dose, quanto maior foi o tempo de uso, quanto mais vezes você se submeteu a esses ciclos, e quanto menos acertada for a sua dieta para fornecer os nutrientes necessários a produção hormonal, mais tempo vai levar. Admite-se que a depressão e a letargia frequentemente relatadas ao se interromper o uso da droga, possam estar relacionadas com os baixos níveis de testosterona. Adeus tesão !!
Terapia pós-ciclo adianta ?? Para esse tipo de efeito colateral pode ajudar. Não há consenso, mas é uma tentativa válida. E óbvio que para ter serventia ela precisa ser individualizada com base em detalhes de exame físico e laboratoriais, assim como a depender do medicamento usado, tempo de uso, doses, número de repetições, etc e tal.. Potanto não existe "fórmula pronta de pós-ciclo". Em outro post abordo o tema com mais detalhes.
O objetivo desse post é esclarecer as dúvidas de muitas pessoas que me chegam por mensagem. Pra mim um dos grandes problemas no nosso meio é a DESINFORMAÇÃO. Não estou estimulando, recomendando e nem condenando o uso de nada. Eles são medicamentos, e como tal tem suas indicações muito bem estabelecidas, e devem ser feitos somente em caráter individual, numa decisão que cabe ao médico diante de seu paciente.
Compreende porque o acompanhamento médico pode ser decisivo ?? Consulte seu médico para informações personalizadas. E não aceite tomar nada indicado por gente despreparada.